Cocapec realiza seleção dos melhores cafés da Alta Mogiana

A Cocapec realizou no último fim de semana, dias 23 e 24, a penúltima etapa do Concurso de Qualidade Senhor Café 2020, que seleciona os melhores cafés da Alta Mogiana.

As avaliações, que julgaram os cafés inscritos pelos cooperados, aconteceram na sede da cooperativa em Franca e foram feitas por um corpo de juízes composto pelos próprios profissionais da Cocapec. A metodologia utilizada foi a SCA, sigla em inglês da Associação de Cafés Especiais, que é referência para classificação de concursos como este em todo o mundo.

O processo para o julgamento foi composto pela torra, feita com antecedência e respeitando um período de descanso; a pesagem de 9 gramas de grãos por xícara, em um total de 6 por amostra; a moagem específica; o controle da temperatura da água; o tempo de decantação; a “quebra da xícara”, quando são misturados os grãos moídos que estão na parte superior do recipiente e a retirada da espuma. Após percorrer todas estas fases, as amostras ficaram prontas para serem provadas.

Com todas as xícaras posicionadas na mesa os árbitros avaliaram diversos pontos, conforme explica o juiz responsável Higor Brotifixi. “Foram analisados 10 atributos do café como acidez, doçura, finalização, entre outras. Todas essas características e sabores compõem o que chamamos de descrição sensorial. Com isso, fazemos a soma para chegarmos a pontuação final”.

Higor também ressaltou da diversidade dos cafés avaliados. “O nível de qualidade surpreendeu toda a equipe, pois tivemos perfis sensoriais diferentes como cafés mais frutados, florais até os achocolatados, voltados mais pra linha dos açucares. De forma geral, tivemos mesas muito ricas”.

Na etapa que antecedeu o júri e seleção, a auditoria interna e os membros do conselho fiscal codificaram as amostras para que os juízes não tivessem contato com os nomes dos participantes, garantindo assim a idoneidade do certame.

Este ano serão premiados os três melhores cafés do Estado de São Paulo e os três de Minas Gerais, localizados na região da Alta Mogiana, área de atuação da Cocapec. Os vencedores terão um ágio no valor da saca de café, que chegará a 100% para os primeiros colocados. Os dois campeões ainda terão seus grãos transformados na versão limitada do Senhor Café Cápsulas – Edições, com embalagens personalizadas trazendo os nomes dos cooperados e de suas propriedades.

“Estamos muito felizes com o andamento do nosso Concurso de Qualidade. Tivemos uma excelente participação dos cooperados e todas as etapas até aqui foram executadas com grande sucesso. Valorizar o trabalho do produtor é fundamental e  tenho certeza que o Concurso de Qualidade Senhor Café 2020 veio para fechar com chave de ouro esta safra”, avaliou o diretor da Cocapec, Saulo de Carvalho Faleiros.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 12 de novembro, em formato online, e a organização promete muitas surpresas na revelação dos vencedores.

 

 

Fotos: Divulgação/Cocapec

Notícias

27.11.2020 |

Fatec Franca terá novo curso de TI a partir de 2021

Curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma conectará Ensino Técnico ao Tecnológico

25.11.2020 |

Irmãos Patrocínio inaugura décima loja com investimento de R$ 2,5 mi

Unidade será entregue nesta quinta-feira no Residencial São Domingos, zona norte da cidade

24.11.2020 |

Cervejaria Bratz lança cerveja em homenagem à Franca

Bebida recebeu o nome de ‘Franca Lager’ e está disponível em lata destacando o basquete, café e o calçado em seu rótulo