Conheça o Arcano: primeiro tinto fino produzido em Franca

Ótima profundidade em cor, vermelho rubi intenso. Leve aroma defumado no início, seguido de alcaçuz, frutas vermelhas e leve couro. “Em boca, ótimo, sem amargor, com bom corpo e confirmação de aromas”. Assim é descrita, por seus criadores, a safra inaugural do Arcano Syrah, primeiro vinho tinto fino produzido em Franca.

A iniciativa de cultivar uvas viníferas em solo francano foi dos sócios Fernando Bizanha e Maurício Orlov, que vislumbraram um vinho de alta qualidade para a região da Alta Mogiana. Aqui, encontraram motivações e desafios para o projeto. “Temos boas condições climatológicas e altitude”, afirmou Bizanha, sobre a região. “E nossos principais desafios foram o ceticismo das pessoas sobre algo agricultável que não existia na região e escassez de tecnologia, insumos, e mão de obra qualificada”, completou Orlov.

O processo até as prateleiras foi trabalhoso e demandou um estudo minucioso para adequação do solo às viníferas e cerca de dois anos do plantio até a colheita. Para que o Arcano tivesse êxito, a sinergia entre os sócios e os trabalhos do professor Murilo de Albuquerque Regina, mestre e doutor em viticultura e enologia de Bordeaux bastante conhecido na adaptação das uvas nas condições brasileiras, e da enóloga Isabela Peregrino foram essenciais. Junta, a equipe conseguiu, de forma inédita, fazer com que boa parte do processo se concentrasse na cidade.

“Todo o plantio, análise do teor de açúcar, acidez e concentração de cor dos frutos acontecem em Franca. Já o processo de vinificação, que consiste na transformação do suco em vinho, se dá em parceria com um campo experimental referência em pesquisas de cultivo de uva para produção de vinhos de mesa finos, no sul de Minas”, diz Bizanha.

Com dois polos de cultivo, as viníferas estão localizadas nas proximidades das rodovias Tancredo Neves e João Traficante, na saída de Franca rumo a Ibiraci. Além da Syrah, os sócios já estão investindo no cultivo de Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

Os interessados em experimentar o Arcano vão encontra-lo à venda no Empório Santa Clara, Carina Cooking Care, Posto Galo Branco, Azul Culinária Brasileira e Nicanor Cozinha Contemporânea.

 

Notícias

27.10.2020 |

Cocapec realiza seleção dos melhores cafés da Alta Mogiana

Penúltima etapa do Concurso de Qualidade Senhor Café 2020 aconteceu no último fim de semana

26.10.2020 |

Fatec Franca faz série de palestras sobre gestão e tecnologia

Evento online acontece dos dias 27 a 29 de outubro; Objetivo é promover a criatividade, inovação e o empreendedorismo

23.10.2020 |

Jovem empreendedor inaugurará clube de tabacaria no Franca Shopping

Unidade começará a funcionar em 1º de novembro e possui cafeteria, adega e charutaria