Escola de circo vira negócio de sucesso em Franca

Aulas de acrobacias, equilibrismo e manipulação de objetos. Essas são algumas das atividades oferecidas pela Academia HUP em Franca.  Localizada na Vila Aparecida, região leste da cidade, ela é tida como uma academia de ginástica e tai chi chuan que tem o circo como fio condutor de suas atividades. Há quatro anos no mercado, a HUP está inovando no campo de atuação e começará a realizar festas de aniversário e eventos em formato inédito: “Vamos promover a integração entre a atividade física e o lúdico em datas comemorativas. Estamos também expandindo parcerias com setores da economia criativa e oferecendo oportunidade para grupos em programas de qualidade de vida para empresas”, disse a sócia-proprietária Angélica Martins de Oliveira Pereira, que comanda o espaço ao lado do sócio Antonio Luiz Martins de Oliveira Pereira. “Atuamos como espaço cultural e de eventos, promovendo palestras e workshops. Artistas e influenciadores de renome mundial, como Alex Reis, artista do Cirque Du Soleil, Carlos Sugawara, professor e consultor circense com formação na École Nationale de Cirque e Rodrigo Buchiniani , artista e diretor premiado, são alguns profissionais da arte circense que já passaram pela academia”.

A empresária se diz orgulhosa de ter produzido, desde a inauguração, quatro festivais e dois espetáculos, dirigidos pelos professores e protagonizados pelos aluno. Alguns deles obtiveram destaque e atuam como artistas no Canadá e em Portugal. “Usamos a cultura do circo para que o aluno se desenvolva artisticamente e fisicamente”, explica Angélica. A HUP, inclusive, oferece artistas para apresentações, oficinas e recreação em eventos corporativos.

As aulas de circo têm um processo que passa pelas acrobacias de solo, manipulação de objetos, equilibrismos, jogos lúdicos e um momento em que os alunos têm a materialização do sonho, da memória coletiva sobre o circo, com as acrobacias aéreas, o tecido, trapézio e lira. Além das aulas circenses, o espaço, que chama a atenção pelo pé direito alto e uma grande quantidade de objetos de circo, também oferece o Tai Chi Chuan. Trata-se de uma arte marcial chinesa multidimensional que visa levar o praticante a desenvolver todas suas habilidades pessoais de sobrevivência de forma plena e satisfatória. Nela, o praticante realiza movimentos corporais sequenciais que lhe proporcionam calma mental, concentração melhora substancial da memória e um organismo saudável como um todo.

Outra modalidade oferecida pela academia é o Circore, um método HUP de preparação física, que se utiliza das potencialidades do espaço, dos aparelhos de circo, dos aparelhos de ginástica e do peso do próprio corpo para produzir uma atividade divertida e de alto desempenho, tendo como pilar a ginástica natural, criada pelo mestre Álvaro Romano.

“Trabalhamos com crianças e adultos nos mais variados tipos e capacidades físicas e intelectuais. Temos métodos adequados para cada faixa etária, respeitando o tempo de cada corpo. Nosso objetivo é desenvolver a percepção espacial, coordenação motora, criatividade, autonomia, autoestima, perseverança, além da flexibilidade diante dos desafios, o espírito de equipe e a consciência coletiva”, revela Angélica, que define a HUP “como um local lindo, vibrante e aconchegante. Um ambiente de integração e amizade, estruturalmente estimulante e seguro para que os praticantes possam colocar à prova os seus medos e superar limites”.

Notícias

01.04.2020 |

Francano é copiloto de voo que traz brasileiros retidos na África

Passageiros estavam ‘presos’ em Joanesburgo por conta do coronavírus. Antes, tripulação levou indonésios para Bali

01.04.2020 |

Magazine Luzia lança plataforma para ajudar autônomos e pequenas empresas

Parceiro Magalu tem objetivo de aumentar as possibilidades de venda durante a pandemia

31.03.2020 |

Profissionais de tecnologia se unem para criar solução de rastreamento do COVID-19

‘Hackathon For Life’ acontece online e os participantes, com ajuda de mentores, precisam desenvolver em uma semana solução inovadora para o sistema de saúde