Esportistas montam ginásio para prática de escalada em Franca

Uma nova opção de entretenimento e de difusão de uma modalidade esportiva olímpica será inaugurada em Franca neste sábado, 8 de fevereiro. Trata-se do Centro de Escalada Franca, um ginásio onde crianças, adolescentes e adultos poderão praticar escalada indoor sem precisar sair da cidade e fazer uso de cordas ou cadeirinhas.

Localizado na Rua Chile, no Jardim Consolação, o espaço foi idealizado pelos sócios Eliel Uehara, 28 e Wagner Leuck, 41 e conta com 120 metros quadrados de paredes de escalada na modalidade Boulder que seguem padrões olímpicos e internacionais e utilizam estruturas metálicas e de madeira. Mais eficiente e segura, a modalidade dispõe de colchões especiais, colocados ao redor das paredes, para minimizar o impacto de possíveis quedas.

“São paredes de até cinco metros de altura com diferentes níveis de dificuldade que exigirão força e raciocínio para serem superados. O fato de ter colchões para amenizar a queda facilita para o iniciante e até para quem é experiente”, explica Eliel que junto com o sócio e amigo desenvolve o esporte na cidade há cinco anos. “Somos praticantes de escalada esportiva e treinamos em uma rocha natural em Patrocínio Paulista. Devido ao crescimento da modalidade e com o intuito de deixá-la mais conhecida, resolvemos transformar essa paixão em negócio”, justifica Wagner.

A prática exige agilidade, raciocínio, flexibilidade e força e trabalha todo o corpo, principalmente pernas. Há também benefícios para a mente, já que o esporte é tido como uma superação e promove o desenvolvimento psicomotor.

O local funcionará de segunda a sexta-feira em dois horários (das 6 às 11 horas e das 16 às 22 horas) e aos sábados, das 10 às 16 horas. Além das paredes de escalada, haverá ainda coffee bar, loja de acessórios, aulas de ioga e treinamento funcional. Em relação a escalada esportiva, o Centro oferecerá opções de diária, mensalidade, cursos de escalada com toda a parte técnica e aulas para iniciantes. “Vamos estruturar o Centro de Escalada Franca e seguir todas as regulamentações para também receber campeonatos e eventos nacionais. Hoje há uma escassez de bons ginásios de escaladas”, adiantou Eliel. Também está nos planos da dupla de empresários, oferecer aulas kids de escalada e a longo prazo, desenvolver um projeto de inclusão social envolvendo o esporte. “Convidamos todos para conhecer o espaço e vivenciar essa experiência. Queremos quebrar tabus sobre a escalada esportiva”, diz Wagner.

 

Foto: Divulgação/Centro de Escalada Franca

Notícias

01.04.2020 |

Francano é copiloto de voo que traz brasileiros retidos na África

Passageiros estavam ‘presos’ em Joanesburgo por conta do coronavírus. Antes, tripulação levou indonésios para Bali

01.04.2020 |

Magazine Luzia lança plataforma para ajudar autônomos e pequenas empresas

Parceiro Magalu tem objetivo de aumentar as possibilidades de venda durante a pandemia

31.03.2020 |

Profissionais de tecnologia se unem para criar solução de rastreamento do COVID-19

‘Hackathon For Life’ acontece online e os participantes, com ajuda de mentores, precisam desenvolver em uma semana solução inovadora para o sistema de saúde