fbpx

Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente começa nesta quarta

Com o tema “Café da Alta Mogiana: Olhares Sustentáveis”, a Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente chega a sua 12ª edição. Este ano, a ação reunirá cerca de 3 mil crianças de 1º a 4º ano do Ensino Fundamental das cidades de Franca, Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ribeirão Corrente, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. Desta quarta-feira a sábado, os pequenos participarão de atividades como plantio de árvores, disputas de dança, oficinas de fotografia e muito mais. Responsável pela iniciativa, a empresária Flávia Lancha conta o que a motivou a criar o projeto.

“Temos, até hoje, moradores na fazenda que estudam na cidade e, 12 anos atrás, escutávamos de uma professora que vinha para o reforço escolar que as crianças sofriam bullying por residirem na zona rural. Em razão disso, resolvemos trazer as crianças da cidade para conhecerem a fazenda e organizamos competições e atividades entre elas”, conta.

A iniciativa, que começou com a participação de 160 crianças, ganhou corpo. Nesta edição, passou de gincana à feira cultural e atenderá quase 3 mil estudantes por meio do Proac (Programa de Ação Cultural da Secretaria de e Economia Criativa do Estado de São Paulo). O evento ainda recebe patrocínio da Usina Alta Mogiana, sendo a realização do MVM (Movimentos Culturais e Governo do Estado de São Paulo) e co-realização Apeam (Associação Pela Educação Ambiental da Alta Mogiana).

Válido ressaltar que a ação mira a agenda da ONU 2019, que incentiva a sustentabilidade. “Em uma das competições, as crianças irão calcular o quanto suas escolas emitem em gás carbônico e terão que fazer o plantio de árvores correspondente à compensação. Em outra disputa, terão de recolher lixo reciclável e coloca-los em seus devidos locais de descarte. Todas as provas têm foco em sustentabilidade”, conta Flávia.

Prêmios

As escolas participantes ganharão uma máquina fotográfica semiprofissional para porem em prática o aprendizado da oficina de fotografias que será ministrada no evento. Além disso, haverá distribuição de medalhas e sorteios de 140 bicicletas para os estudantes. Todos os alunos que participarem da ação levarão para casa uma bola. A Feira Cultural Alta Mogiana acontece, de hoje a sábado, na Fazenda Bom Jesus, localizada na vicinal Argemiro Leonardo, que liga Cristais Paulista a Ribeirão Corrente.

Fonte: Tarissa Esteves

Notícias

17.06.2019 |

Fazenda Barra Grande possui engenho e é aberta à visitação

Fazenda possui engenho movido à roda d'água do século passado com 159 anos de tradição na região de Franca

17.06.2019 |

Corredores comerciais cresceram 64% em 10 anos

Corredores comerciais se fortalecem na última década

13.06.2019 |

Luiza Helena Trajano realiza palestra nos 122 anos da Santa Casa de Franca

No próximo dia 19 de junho, às 20 horas, no anfiteatro do Uni-FACEF Unidade II.