fbpx

I Corrida Contra o Trabalho Infantil é promovida em Franca

Estão abertas as inscrições para a I Corrida Contra o Trabalho Infantil, em Franca. Marcado para o dia 9 de junho, o evento prevê, além da prática esportiva, ações em prol da conscientização da população sobre o tema. Órgãos e instituições, como o Ministério do Trabalho e Unesp, estarão no local atendendo ao público e apresentando projetos em favor da erradicação do trabalho infantil. Responsável pela iniciativa, a juíza do Fórum Trabalhista de Franca Eliane Nogueira afirma que o tema merece atenção.

“O trabalho infantil e o ingresso precoce no mercado de trabalho por adolescentes fora do contrato especial de aprendizagem continuam sendo problemas encontrados em nossa cidade”, afirmou ao Acess. “Parte deste trabalho chamamos de invisível, porque as pessoas não o notam. Trata-se do garoto que vende balas nos bares à noite, doces nas portas dos bancos, que trabalha na lanchonete, em lava jato ou nos semáforos.”

Nogueira ainda fez um alerta para a exploração do trabalho doméstico. “Se caracteriza quando a criança fica totalmente responsáveis pelas tarefas da casa e por cuidar dos irmãos mais novos, prejudicando seu desempenho escolar ou levando à evasão”, conta.

Ainda de acordo com ela, avanços puderam ser percebidos com a criação do Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente, na cidade. Com ações que têm sido desenvolvidas junto a entidades representantes de classe e ligadas à Educação e assistência social, foi possível reduzir sensivelmente o número de crianças e adolescentes que trabalham, inserindo-os, ainda, em programas de aprendizagem.

Sobre a corrida

A I Corrida Contra o Trabalho Infantil acontecerá no domingo do dia 9 de junho, tendo como ponto de partida o Poliesportivo de Franca (Rua dos Pracinhas, 538), com atividades das 8h às 12h. A corrida adulta terá percurso de 10 quilômetros, enquanto a caminhada 5 quilômetros. Já a modalidade infantil atenderá um público de 2 a 14 anos, alinhados conforme suas faixas etárias.  Para os pequenos, haverá circuitos graduais de 50 a 300 metros.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.personew.com com taxas de R$ 25 para adultos e R$ 10 para crianças. O inscrito terá direito a uma “sacochila” (sacola estilo mochila) e camiseta do evento.

A I Corrida Contra o Trabalho Infantil é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Ministério público do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho. O evento conta, ainda, com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, OAB Franca e organização da Personew.

 

 

 

Foto: O Globo

Notícias

17.09.2019 |

Prêmio Francal Top de Estilsimo – Designer francano comemora nova etapa profissional

Sete vezes vencedor do Prêmio Francal Top de Estilismo, Augustinho Ferreira acaba de concluir o curso oferecido pelo Istituto Europeo di Design, que incluiu um módulo na Itália.

17.09.2019 |

O uso incauto das redes sociais e o dano moral das pessoas jurídicas

A divergência foi pacificada pelo Superior Tribunal de Justiça, que através da através da edição da Súmula 227, determinou que “[a] pessoa jurídica pode sofrer dano moral”.

13.09.2019 |

Santa Casa de Franca quer abrigar Rede Lucy Montoro

Estrutura do Complexo Hospitalar seria trunfo para trazer programa à cidade