IMPERA é incluída na Rede Paulista de Incubadoras do Governo de São Paulo

A IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) agora integra a RPITec (Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica), do Governo de Estado de São Paulo. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a RPITec atua com o objetivo de incentivar os investimentos em desenvolvimento, inovação e pesquisa científica tecnológica, em ambiente produtivo para gerar novos negócios, trabalho e renda e ampliar a competitividade da economia paulista.

Como incubadora credenciada, de acordo com a Resolução SDE nº 25, de 24 de junho, a IMPERA passa a ter todo o suporte administrativo da Rede, podendo ainda receber recursos de aporte estadual, mediante convênios com entidades gestoras, captar recursos de órgãos de fomento e buscar intercâmbio com entidades nacionais e internacionais de fomento à inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Para o gestor da IMPERA, Jean Dunkl, a homologação é uma ótima notícia, não só para Franca, mas para toda a região. “Essa integração no cenário estadual reforça a nossa atuação até aqui, de que estamos no caminho certo, e abre diversas portas para o desenvolvimento do nosso ecossistema – que tem vocação para a área, além das centenas de indústrias – no que diz respeito à inovação e tecnologia”, afirma.

Para integrar a RPITec, a IMPERA atendeu todos os requisitos do decreto, desde modelo de gestão apropriado a objetivos compatíveis, como: promoção da cultura do empreendedorismo inovador, fomentando a utilização de novas tecnologias de produção e de gestão; incentivo à integração com as cadeias produtivas, arranjos e outros mecanismos de desenvolvimento, buscando proporcionar sustentabilidade e competitividade aos seus negócios; promoção de troca de informação e difusão de conhecimento e de processos de gestão tecnológica, mercadológica, empresarial e de internacionalização de operações; entre outros.

Com apoio da Prefeitura de Franca, junto ao Instituto Cidade do Calçado, a IMPERA vem se desenvolvendo a cada dia para se tornar um polo de Tecnologia e Inovação, em amplo crescimento no setor tecnológico, com novas empresas se formando e grandes negócios gerados.

“É muito importante a manutenção de uma incubadora nesse nível de qualidade, porque aqui em Franca temos grandes profissionais e precisamos gerar conhecimento, novas tecnologias, para fazer com que a nossa cidade cada vez mais seja inclusiva, criativa, sustentável, através das tecnologias e produtos criados na IMPERA”, afirma o prefeito Alexandre Ferreira.

“Ter uma incubadora ativa é essencial para possibilitar a maturação de empresas que têm como propósito soluções inovadoras em produtos, processos e serviços, a fim de contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade, promovendo e fortalecendo o nosso ecossistema inovador”, completa Lucimara de Oliveira Correia do Prado, secretária de Desenvolvimento.

A IMPERA

Pela RPITec, são consideradas incubadoras de empresas de base tecnológica, instituições que, por tempo limitado, oferecem espaço físico para a instalação de empresas e empreendimentos nascentes voltados ao desenvolvimento de produtos e processos intensivos em conhecimento, disponibilizando suporte gerencial e tecnológico, assim como outros serviços correlatos de valor agregado, visando o crescimento e consolidação dessas iniciativas.

Atualmente, a IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) atende a 12 startups incubadas (ADSrock, Coffee Box, Homea, Mercadão do Fabricante, NFeAgro, OLO, Omink, Perfil Sertanejo, Personal Alternativo, Pluga Cuca, Profinanc e Sistema Metha) que apresentam como proposta a inovação, incremental ou disruptiva, e soluções tecnológicas para os diversos segmentos como indústria, varejo, educação, agronegócio, saúde, alimentação, mercado automotivo, e-commerce, marketplace, entre outros.

A IMPERA disponibiliza aos incubados o espaço físico, orientação na elaboração do plano estratégico e estruturação do modelo de negócios, estrutura de suporte administrativo compartilhado, orientação em gestão empresarial: gestão financeira e custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, gestão de tecnologia etc., suporte para a elaboração de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento e consultoria e organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral.

Em contrapartida, os incubados têm algumas obrigações a cumprir, de acordo com a modalidade do programa, entre elas, estar presente no mínimo 10 horas semanais na IMPERA, participar de 80% dos eventos e oficinas de mentorias fornecidos no trimestre, eventos de promoção e divulgar e representar a Incubadora.

 

Foto: Sede da Impera em Franca. Espaço abriga 12 startups (Divulgação)

Notícias

22.07.2021 |

Sebrae Franca fará ‘Ação Show de Vendas’ com o especialista Erik Pena

Palestra será realizada no dia 27 de julho, às 19h; inscrições são gratuitas

19.07.2021 |

Rede Tonin terá nova loja na região de Franca

Grupo, que é um dos maiores do ramo de atacarejo do interior de São Paulo e Sudoeste de Minas Gerais, anunciou que inaugurará unidade em São Joaquim da Barra

16.07.2021 | Notícia

Blue 3, de Franca, ganha como melhor escritório de investimentos do Brasil

Premiação aconteceu na noite de quinta-feira, 15 de julho e envolveu escritórios da rede XP