IMPERA oferece 20 vagas para empresas e projetos tecnológicos de Franca e região

A IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca e Região) está com inscrições abertas para o processo seletivo do seu 4º Ciclo de Incubação para empresas e projetos de base tecnológica. São oferecidas 20 vagas e podem se candidatar empresas – já constituídas com CNPJ ou em fase de desenvolvimento, de qualquer cidade da região de Franca – que tenham como proposta a inovação, incremental ou disruptiva, e soluções para indústria, comércio, educação, agronegócio, saúde, alimentação, entre outros segmentos. As inscrições gratuitas vão até o dia 10 de agosto e devem ser feitas pelo link (https://linktr.ee/IMPERAFranca).

“Esperamos inscrições de empreendedores com ideias de negócios que tragam soluções relevantes para o nosso ecossistema e, principalmente, que estejam dispostos a buscar apoio e conhecimento. É importante que os projetos já tenham um time multidisciplinar e que as habilidades dos integrantes sejam complementares, para que a incubação seja viabilizada de forma orgânica e assertiva”, diz Jean Dunkl, gestor da IMPERA.

O processo seletivo tem seis etapas (confira abaixo) e a convocação dos projetos acontece em três modalidades: pré-incubação (ideia), incubação e associação. Este ciclo tem duração de um ano, com possibilidade de renovação do contrato.

Na pré-incubação o objetivo é apoiar empreendedores que precisam reestruturar o modelo de negócios, captar recursos, viabilizar operações, formalizar empreendimento, realizar testes e acabar o protótipo do produto, desenvolver seus serviços, mas que precisam de um espaço compartilhado para se instalar. Na modalidade associação, são os mesmos objetivos, mas atende empreendedores que não precisam de espaço físico e infraestrutura.

Já na incubação, a IMPERA apoia empreendedores para a criação/desenvolvimento de novos negócios ou ainda segmentos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de médias e grandes empresas que tenham interesse de desenvolver um produto/serviços de base tecnológica na Incubadora. Nesta fase, o candidato precisa ter conhecimento da tecnologia, apresentar condições de dominar o processo de produção, dispor de capital mínimo assegurado e um modelo de negócios bem definido.

De acordo com o edital, as propostas serão julgadas pelos seguintes critérios: qualificação e/ou experiência técnica e gerencial; afinidade com o projeto; perfil empreendedor/inovador dos sócios; descrição clara e concisa do produto; definição dos usos e aplicações do produto; grau de inovação e/ou ineditismo científico; potencial de depósito/registro de propriedade intelectual; identificação de público-alvo; potencial de demanda; análise da concorrência; estratégia de posicionamento (comercialização); canais de comercialização; estimativa de investimento inicial (despesas pré-operacionais, investimento fixo e capital de giro); estimativa de despesas (fixas e variáveis); estimativa de faturamento; estimativa da origem dos recursos (captação); aderência ao escopo da IMPERA Franca; parceria com universidade/empresas e viabilidade do negócio.

A IMPERA

Com apoio da Prefeitura de Franca, junto ao Instituto Cidade do Calçado, a IMPERA vem se desenvolvendo a cada dia para se tornar um polo de Tecnologia e Inovação, com novas empresas se formando e grandes negócios gerados. Atualmente, são atendidas 12 startups: ADSrock, Coffee Box, Homea, Mercadão do Fabricante, NFeAgro, OLO, Omink, Perfil Sertanejo, Personal Alternativo, Pluga Cuca, Profinanc e Sistema Metha.

No geral, a IMPERA disponibiliza espaço físico; orientação na elaboração de planejamento estratégico e estruturação do modelo de negócios; estrutura de suporte administrativo compartilhado; orientação em gestão empresarial: gestão financeira e custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, gestão de tecnologia etc.; orientação quanto ao registro de propriedade intelectual; suporte para a elaboração de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento; consultoria e organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral.

Em contrapartida, os incubados têm algumas obrigações a cumprir, de acordo com a modalidade do programa, entre elas, estar presente no mínimo 10 horas semanais na IMPERA, participar de 80% dos eventos e oficinas de mentorias promovidos no trimestre, além de divulgar e representar a Incubadora.

Notícias

16.09.2021 |

Sesi abre edital para retorno de apresentações culturais, inclusive em Franca

O prazo para inscrição online dos projetos segue até dia 22 de setembro

14.09.2021 |

Franca Shopping anuncia revitalização de área interna e estacionamento

Obras acontecerão no período noturno. Expectativa de entrega é no primeiro semestre de 2022

10.09.2021 |

Inovador: Franca terá edifício com piscina na cobertura

Modernità, da Ascen Empreendimentos, será entregue em dezembro, no Bairro São José