Sabesp de Franca ganha prêmio internacional de inovação no tratamento de esgoto

Reconhecida pela excelência em tratamento de esgoto, a Sabesp de Franca agora também é destaque quando o assunto é ideias inovadoras. A ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) da cidade conquistou o primeiro lugar no Prêmio Ideias em Ação 2019, realizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A premiação se deu em razão do projeto de economia circular que abrange a otimização, reutilização, reaproveitamento e reciclagem de materiais.

O projeto premiado consiste em utilizar a estação não só para o tratamento de esgoto, mas também para geração de energia elétrica e fotovoltaica, geração de biogás e também, de fertilizantes para a agricultura. Dessa forma, a ETE consegue extrair recursos úteis de onde se espera apenas resíduos indesejáveis.

A premiação aconteceu durante a Conferência de Inovação no Uso Sustentável de Água, realizada em Guaiaquil, no Equador. Também concorrem ao prêmio final, as companhias prestadoras de serviços de água e saneamento Aysa, da Argentina e a EPM, da Colômbia. Ao todo, 30 projetos de diversos países foram classificados no concurso que teve por objetivo incentivar iniciativas e modelos inovadores utilizados por companhias da área desde que eles tenham sido testados, implementados e gerado impacto positivo.

Com a conquista, a Sabesp poderá participar de workshop de inovação liderado por um especialista no tema para um grupo de no máximo 30 funcionários da empresa. Um representante da companhia também será convidado a apresentar o projeto vencedor durante a Conferência Internacional sobre Segurança Hídrica e Inovação, a ser realizada no Panamá.

Além disso, o primeiro lugar no Ideias em Ação 2019 também permitirá à Sabesp apresentar sua inovação no Webinar Internacional de AquaRating e Inovação e o estudo de caso será divulgado nos diversos canais de comunicação internos e externos do BID.

Por fim, a Sabesp também poderá participar, por um ano, do TAG/ISLE (Technology Approval Group), um fórum para empresas de abastecimento de água em diversas regiões do mundo.

 

Foto: Posto de abastecimento de Biometano na ETE de Franca (Divulgação)

 

Notícias

28.02.2020 |

Personal trainer cria projeto que oferece aula gratuita de yoga em Franca

Atividade é realizada todos os domingos no Poliesportivo e já conta com 13 professores voluntários

27.02.2020 |

Grupo Big anuncia 131 vagas de trabalho para o Maxxi Atacado Franca

Loja funcionará no lugar do extinto Walmart. Cadastro de candidatos acontece pela internet

26.02.2020 |

Empresas de Franca e região podem participar de programa gratuito de exportação

Capacitação é oferecida pelo InvestSP e terá duração de cinco meses. Inscrições acontecem até 6 de março